04. Nov. 2016
Governo de Minas Gerais vai revitalizar Cine Vila Rica, em Ouro Preto

Programa Minas de Todas as Artes, da Codemig, prevê a recuperação de salas de cinema e do patrimônio histórico no estado.

voltar

O Cine Vila Rica, em Ouro Preto, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, será revitalizado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A sala, inaugurada em 1886, é administrada pela Universidade Federal de Ouro Preto, que receberá os recursos para a renovação do prédio.

O anúncio da parceria foi feito na abertura da 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto e vai contar também com o apoio da empresa Universo Produção, responsável por importantes eventos de cinema no país.

A CineOP, que termina nesta segunda-feira (27/6), tem apoio do Minas de Todas as Artes: Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, que tem entre suas prioridades o fomento ao setor audiovisual no estado.

A mostra consolidou-se como evento tradicional no calendário do cinema brasileiro, trazendo para a cidade histórica convidados de todo o país para assistir a exibições de filmes e participar de debates com os temas: preservação, história e educação.

Neste ano, o evento presta homenagem in memoriam ao cineasta Eduardo Coutinho e ao restaurador Chico Moreira, cujas obras são destacadas na exposição Cinema, TV e Educação.

Duas temáticas norteiam a programação, totalmente gratuita: a preservação, que reflete sobre o papel do cinema brasileiro no registro de diversos momentos políticos do país, e a educação, que destaca a importância da produção audiovisual no ambiente escolar.

voltar