Em cumprimento ao Decreto 45.789, de 1º de dezembro de 2011, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais (SEBPM) atualiza, em 2018, o cadastro das bibliotecas públicas municipais de Minas Gerais. Nesta edição, o cadastro será realizado em duas etapas. Na primeira, enviamos em junho, por correio, um formulário de atualização de dados e atribuição de responsabilidades. A segunda etapa consiste no preenchimento de um formulário online que subsidiará o relatório Retrato das Bibliotecas Públicas Municipais.

Para o recadastramento das bibliotecas públicas municipais do Estado de Minas Gerais, consideram-se apenas as bibliotecas públicas vinculadas diretamente à administração pública municipal. ATENÇÃO: excluímos do preenchimento deste formulário as bibliotecas escolares, ou seja, aquelas que têm seu funcionamento dentro de uma escola pública ou instituição de ensino. Biblioteca Pública, segundo Manifesto IFLA/UNESCO, é o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros. Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, gênero, religião, nacionalidade, língua ou condição social.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO ONLINE OU NO ENDEREÇO  https://goo.gl/Emq6b4

Contamos com a colaboração de todos para o preenchimento do formulário. NA AUSÊNCIA DE RESPOSTA AO CADASTRO IMPRESSO (enviado às prefeituras em junho) E AO FORMULÁRIO ONLINE INDICADO NO LINK ACIMA, O MUNICÍPIO FICA IMPEDIDO DE USUFRUIR DOS SERVIÇOS, AÇÕES E EDITAIS DO SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS.

Atenção para as instruções:

·        Preencher um formulário para cada biblioteca pública do município. Ao final de cada formulário será apresentada a opção de enviar mais uma resposta.

·        CASO A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL ESTEJA FECHADA, RESPONDER APENAS AO QUESTIONÁRIO QUE ESTÁ NESTE LINK: https://goo.gl/forms/fqdyb8QbQ04N2W9W2.

·        Tempo estimado para preenchimento: de 30 a 60 minutos.

·        O formulário deve ser preenchido pelo responsável direto pela Biblioteca Pública Municipal.

·        Solicitamos, por gentileza, que, na medida do possível, respeitem as regras ortográficas da Língua Portuguesa no preenchimento das respostas. Usem adequadamente acentuação e maiúsculas/minúsculas. Não respondam tudo com maiúsculas.

·        DÚVIDAS podem ser esclarecidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones 31 3269-1202/1212.

Conheça o resultado dos recadastramentos 2011 e 2015:

Construindo uma Minas Leitora- o retrato das bibliotecas públicas de Minas Gerais 2011

Retrato das bibliotecas públicas de Minas Gerais 2015