O Sistema Estadual de bibliotecas Públicas (SEBP) instrui os gestores municipais na criação de bibliotecas por meio de legislação municipal;  orienta equipe de bibliotecas públicas e comunitárias na organização do espaço físico, formação e divulgação do acervo, desenvolvimento de ações de incentivo à leitura, preservação dos registros da memória local e elaboração de projetos de construção, expansão, reforma e modernização desses equipamentos culturais.

Por meio das assessorias, o SEBP pretende incentivar a criação, expansão e manutenção dos serviços bibliotecários no Estado; promover a articulação interregional das bibliotecas públicas e comunitárias através de uma rede; capacitar o quadro de recursos humanos das bibliotecas públicas e comunitárias; promover a implantação das novas tecnologias da informação adequadas ao armazenamento e gerenciamento de acervos; incrementar projetos culturais de incentivo à leitura no âmbito das bibliotecas públicas e comunitárias; manter atualizado e centralizado o cadastro das bibliotecas públicas e comunitárias e promover a circulação das exposições literárias itinerantes.

Contatos
Para solicitar assessoria para bibliotecas o representante municipal ou responsável por biblioteca comunitária deve enviar solicitação pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou entrar em contato pelos números (31) 3269-1202 / (31) 3269-1252.